Que lições você daria a você mesmo no início de sua carreira? Com este tema, o médico João Batista Marchesini foi um dos destaques da primeira sessão no Plenário do XX Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).
São muitas lições, em 55 anos de carreira. Marchesini se formou em medicina em 1964 e é precursor da cirurgia bariátrica no Brasil. Em sua fala, durante a sessão Cirurgia Bariátrica Segura, nesta quinta-feira (16), o médico e cirurgião expôs o que aprendeu desde sua formatura – e o público se levantou para aplaudir.
“Quando fui convidado a falar, não sabia o que ia dizer. Aí fui mentalizando o que eu ia alertar, a mim mesmo, se eu pudesse falar comigo mesmo no passado, 55 anos atrás, quando eu comecei a medicina. E aí saiu, espontaneamente, a apresentação de hoje, que me comoveu, porque eu nunca fui aplaudido em pé”, conta.
Segundo o médico, a lição principal é colocar o paciente como foco principal. “Nada deve ser feito que não seja para o bem do paciente”, alerta.
Marchesini abordou também a história do procedimento: operações que foram propostas “sem lógica” ao longo do tempo, que foram abandonadas, que estiveram na moda e que desapareceram. “Hoje sobram os pacientes com as consequências dessas operações. Então foi alerta a mim mesmo, se pudesse falar comigo, cuidado por esse caminho. Pense sempre no paciente, ele é seu foco, ele é a razão do seu trabalho, não desista nunca, mantenha a fé, e continue na profissão, no caminho certo”, ensina.
Veja os conselhos no vídeo
Nascido em Curitiba, em 1941, João Batista Marchesini é um dos fundadores e ex-presidente da SBCBM. Médico e cirurgião do aparelho digestivo, Marchesini é também professor emérito da Universidade Federal do Paraná (UFPR).