Mais de 1,8 mil profissionais que atuam no tratamento da obesidade estarão reunidos entre os dias 15 a 18 de maio, em Curitiba. Eles participam, no Expo Unimed, do maior evento científico promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) e que este ano terá como foco o tratamento integrado e qualidade de vida.
A 20a edição do Congresso da SBCBM trará renomados pesquisadores do mundo para abordar novos conceitos, tecnologias e estudos recentes voltados à redução da obesidade e das doenças associadas.
Além de cirurgiões, são esperados edocrinologistas, nutrólogos, educadores físicos, fisioterapeutas, psicólogos, psiquiatras, nutricionistas e outras especialidades envolvidas no tratamento da obesidade
“A obesidade é uma doença crônica que tem crescido exponencialmente nos últimos anos e com ela o número de pacientes que procuram a cirurgia bariátrica. Outro fator preocupante é que uma em cada três crianças brasileiras apresentam sobrepeso. Precisamos debater formas de reverter este quadro”, explica o presidente da SBCBM, Dr. Marcos Leão Vilas Boas.
Números – Em 2017 cerca de 39.5 milhões de brasileiros foram diagnosticados com obesidade, quantia 78% maior que em 2006. O custo estimado total para o tratamento das consequências da obesidade é de R$84,3 bilhões/ano.
O Brasil é o segundo país do mundo em número de cirurgias bariátricas realizadas, perdendo apenas para os Estados Unidos. A pesquisa realizada pela SBCBM também apontou que a população elegível a cirurgia bariátrica no Brasil é de 4,9 milhões de pessoas. Pessoas com diabetes mellitus Tipo 2 (DM2), com Índice de Massa Corporal entre 30 Kg/m2 a 35 Kg/m2, e ausência de resposta ao tratamento clínico podem ter indicação para a cirurgia bariátrica. Já os pacientes com IMC maior que 35, com doenças associadas à obesidade ou acima de 40, considerada obesidade mórbida – também são elegíveis a cirurgia bariátrica. No Paraná, a população elegível estimada é de 210.692 pessoas
A cirurgia realizada imediatamente após sua indicação contribui para a cura ou remissão de diversas doenças associadas à obesidade como, por exemplo, a hipertensão, problemas nas articulações, coluna e diabetes tipo 2.
PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Neste ano, o tema do congresso é “Tratamento integrado – cirurgia bariátrica e qualidade de vida” e vai explorar novos tópicos no tratamento cirúrgico da obesidade.
“Estamos trabalhando para a realização de um evento que reunirá os profissionais mais atuantes no tratamento da obesidade no Brasil e convidados internacionais de notório saber, tanto no que se a parte metabólica – síndromes, diabetes e outros, – mas também do ponto de vista técnico. Além disso, teremos cursos pré-congresso com ênfase no dia a dia do cirurgião que atua em diferentes regiões do país”, afirma Marcos Leão.
De acordo com os responsáveis pela Comissão Científica do Congresso, Dr. Fábio Viegas e Antônio Carlos Valezi, o programa doferece grande oportunidade para médicos, cirurgiões, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, educadores físicos e fisioterapeutas discutirem os avanços científicos com especialistas renomados do país e do exterior.
Já os representantes da Comissão Organizadora Local, Caetano Marchesini e Renato Glasmeyer, destacaram a programação cultural e os atrativos que Curitiba oferece aos seus visitantes como, por exemplo, a sua arquitetura, seus museus, parques, praças, gastronomia e organização urbana.
15 de maio – Durante a programação pré-congresso, os congressistas poderão participar dos cursos de “Endoscopia bariátrica”; “Obesidade no SUS – Panorama e Habilitação”; “Cirurgia bariátrica Segura”; e o IFSO LAC, uma programação especial da International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders; e o “Curso Avançado de Atendimento de Urgências Bariátricas (ABLS Brasil)”.
16 de maio – No primeiro dia de programação oficial do Congresso a programação será voltada ao futuro da cirurgia bariátrica e fará uma viagem no tempo, avaliando o que poderia ter sido feito diferente. A avaliação da segurança na cirurgia bariátrica e o que é a excelência do atendimento de centros cirúrgicos e cirurgiões também estarão na pauta.
Fora da sessão plenária, os núcleos de Saúde Mental e Saúde Alimentar irão abordar discussões como o “Comportamento alimentar, obesidade e cirurgia bariátrica”, “Perfis pré-cirúrgicos que indicam recidiva de peso”, “Saúde mental e qualidade de vida do paciente bariátrico”, entre outros.
Também no dia 16, o curso “Jovens Cirurgiões” abordará os detalhes técnicos, dicas e truques com cirurgiões renomados; aulas sobre credenciamento em planos de saúde e honorários médicos; como lidar com complicações e insucessos; e a cirurgia no SUS.
17 de maio – No terceiro dia do evento, a sessão plenária vai abordar as principais controvérsias envolvendo o bypass gástrico e o que é possível afirmar sobre o “mini gastric bypass”, técnica cirúrgica que não é aprovada no Brasil.
O duelo de cirurgiões terá como tema os debates sobre a gastrectomia vertical; tratamento diferenciados para obesos em extremos de idade; a cirurgia robótica no super obeso; e a gastrectomia vertical como cirurgia de primeiro estágio.
O Núcleo de Saúde Física terá mesas-redondas com os temas envolvendo a otimização do pré-operatório, funcionalidade do corpo, postura e biomecânica; como desenvolver um pós-operatório inteligente; e planos de ação para prescrição de exercícios físicos.
Já o Núcleo de Saúde Médica irá abordar temas como a cirurgia bariátrica no idoso, complicações clínicas na cirurgia bariátrica, como o alcoolismo, vício em comida e pacientes com transplantes renais; e a cirurgia metabólica.
18 de maio – No encerramento da programação, os congressistas poderão participar da sessão de vídeos de cirurgia revisional, uma sessão especial de divulgação dos três melhores trabalhos científicos nas categorias oral, vídeo e tese de pós-graduação e a apresentação dos trabalhos vencedores de cada categoria.
SERVIÇO
XX Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica
Data: 15 a 18 de maio
Local: Expo Unimed
Inscrições: www.congressobariatrica.com.br