
Cerca de 122 cirurgiões bariátricos do Brasil participam em Dubai, Emirados Árabes, do 23º Congresso Mundial de Cirurgia Bariátrica e Metabólica da Federação Internacional para a Cirurgia de Obesidade e Transtornos Metabólicos (IFSO), que acontece entre os dias 26 a 29 de setembro.
“A Missão da IFSO é unificar as comunidades globais científicas, divulgar o conhecimento e estabelecer padrões universais de cuidados para o tratamento da obesidade”, afirmou o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) , Caetano Marchesini.
Participam da IFSO 2.155 médicos, cirurgiões, pesquisadores e equipes multidisciplinares que atuam no tratamento da obesidade mórbida no mundo todo.
O diretor médico da SBCBM, Marcos Leão, que está em Dubai, conta que a delegação brasileira foi a que apresentou o segundo maior número de publicações, atrás apenas dos Estados Unidos e na frente de países como Inglaterra, França, Espanha, Itália e Suécia. “Foram 53 artigos publicados na Revista Obesity Surgery, o que demonstra a importância dos nossos cirurgiões”, disse Leão. “Eu e o Dr. Fábio Viegas, diretor societário da SBCBM, levaremos deste Mundial as melhores experiências para o Congresso Brasileiro de 2019”, adiantou.
Brasileiro assume a IFSO – Um dos destaques deste 23º Congresso Mundial é que um cirurgião brasileiro assume a presidência da IFSO. O cirurgião bariátrico de São Paulo, Almino Ramos, presidirá a Federação Internacional para a Cirurgia de Obesidade e Transtornos Metabólicos (IFSO) até 2019.

A IFSO é uma Federação Internacional que reúne mais de 8 mil membros de 70 países.
Segundo Almino Ramos, a cirurgia bariátrica está em diferentes níveis nestes países. No entanto, a obesidade representa um problema comum a todos, contribuindo para diminuição da qualidade e do tempo de vida das pessoas. “A cirurgia bariátrica e metabólica é o único tratamento eficaz contra a obesidade severa. Ainda assim, menos de 1% das pessoas com real indicação para a cirurgia são operadas no mundo. Temos um trabalho educacional muito importante pela frente, sobre os riscos da obesidade e as oportunidades de tratamento em cada situação”, disse Almino Ramos.
Almino Ramos, que ficará à frente da IFSO até a realização do congresso mundial em 2019, é formado em Medicina pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), tem mestrado em Cirurgia pela Unicamp e doutorado em Cirurgia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ele foi presidente da SBCBM em 2013 e 2014.
O Congresso – A principal atividade da IFSO é a organização do Congresso Mundial anual, que fornece um fórum para troca de conhecimento sobre o tratamento cirúrgico de pacientes com obesidade grave, sobre novas técnicas, pesquisas e conceitos.
Entre os palestrantes brasileiros na Programação da IFSO estão Marcos Leão Villas Boas, Almino Ramos, Fábio Viegas, Alexander Morrell, Ricardo Cohen, Josemberg Campos, Sergio Santoro, Manoel Galvão Neto, Nestor Suguitani Bertin, Luciana El-Kadre e João Sucupira, Helder Fonseca ,Andrea Schroeder, Abdon Murad Jr, Carlos Schiavon, entre outros. Também falarão brasileiras de outras áreas, como a nutricionista Silvia Leite Faria, e a profissional de Educação Física, Emilian Rejane Marcon.
Mais informações: www.ifso2018.com