Dando continuidade à programação de COESAS, o Núcleo de Saúde Mental da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica promoveu um intenso plano de discussões e palestras com temas de por parte do público, que lotou o Salão Mucuripe nesta sexta (08). Ao longo do dia, 22 palestras e debates foram conduzidas por 26 profissionais da área e de competência reconhecida no meio em que atuam.
A Mesa 01, mais voltada para as questões psicológicas, trouxe à tona temáticas como os Determinantes Psicossociais da Obesidade (Andrea Levy/SP), A Psicologia e o Comportamento Alimentar (Simone Marchesini/PR), Guidelines para Avaliação em Bariátrica (Michele Martins/DF), TCPA e Transtornos Alimentares (Loreta Capassi/SP), Particularidades na Avaliação e Tratamento de Adolescentes e Idosos (Aída Franques/SP), Particularidades no Preparo Psicológico em Diferentes Técnicas (Fernanda Kruschewsky/BA) e Diferentes Abordagens Teóricas no Preparo de Pacientes (Isabel Paegle/SP).
Para a psicóloga Simone Marchesini, que apresentou o que há de mais recente na literatura de comportamentos alimentares, as novas técnicas vieram para somar nos tratamentos: “Está sendo aplicado agora o ‘Comer Consciente’, como é conhecido o Mindful Eating. Essa técnica está sendo muito divulgada e trata da importância de cada um desenvolver a sua própria dieta, a partir do conhecimento das suas sensações corporais. Isso tem sido muito difundido para a manutenção dos resultados da cirurgia, já que não basta você impor uma regra de fora pra dentro, quando você conhece as suas próprias sensações corporais, você desenvolve um melhor resultado em longo prazo, o que acaba tornando a cirurgia mais eficaz, argumenta.
Ainda nessa seara, a psicóloga Isabel Paegle reforçou que o acompanhamento psicológico é importante, independente da abordagem escolhida: “Mesmo a literatura mostrando a eficácia da TCC, todas as abordagens têm seu valor e eficácia. Para nós, o que mais importa não é a abordagem, mas sim a forma de conduzir esse acompanhamento pré e pós-operatório. Seguindo, claro, as orientações do consenso e fazendo as avaliações de preparo segundo a teoria e técnicas da linha escolhida”, concluiu.
Ainda durante a manhã, as palestras da Mesa 02 apresentou temas relacionados à Saúde Mental e Intervenções Psicossociais, como Saúde Mental e Cirurgia Bariátrica em Adolescentes (Marcela Abreu/DF), Intervenções Psicossociais Após a Cirurgia (Gustavo Freire/SP), Alcoolismo e Transtornos Alimentares após a Cirurgia (Cícero Menezes/DF) e Recidiva da Obesidade (Michele Birck).
O primeiro momento do dia foi encerrado com o Simpósio – Psicologia, Pesquisa e Cirurgia Bariátrica, presidido por Andressa Wursba (SP) e moderado por Iole Dielle (RJ ) e Joana Cristina (PE). O Simpósio tratou dos Desafios do Psicólogo na Pesquisa em Bariátrica (Jane Odgen, UK) e da Pesquisa Quantitativa e Qualitativa na Prática do Psicólogo Bariátrico (Marcela Abreu/DF).