Quando falamos em alimentação, geralmente pensamos em carboidratos, gordura, proteínas e no papel que eles têm em nossa saúde. Mas, de forma discreta existe uma coleção de temperos que contribuem com sabores deliciosos e benefícios para nossa saúde. Você imagina como o gosto da comida seria diferente sem eles?
Que tal conhecer melhor três tipos de temperos fáceis de usar e que oferecem ganhos para a saúde?
Pimenta do reino
Cultivada principalmente na Indonésia e na Índia, onde é conhecida como rainha dos temperos, esta especiaria também é produzida no Brasil, apesar de o gosto não ser tão pungente. A substância que dá a este tempero um sabor único é a piperina, apesar de outros óleos essenciais, como o terpeno, contribuírem com o aroma.
Diversos estudos indicam que a pimenta do reino pode matar ou retardar o crescimento de células cancerígenas e auxiliar contra os sintomas da artrite, além de conter grande quantidade de antioxidantes quando é moída diretamente do grão após o cozimento.
Açafrão-da-índia
Também conhecida como açafrão-da-terra, tem como substância ativa a curcumina, que confere a este tempero sua cor amarelada. Combina bem com galinha, sopas e caçarolas.
Originária do sul da Ásia, o açafrã-da-índia é usada há séculos para tratar problemas de pele, dor e sintomas gastrointestinais. Mais de 1700 estudos já foram feitos para investigar seus benefícios, que incluem propriedades anti-inflamatórias e anti-cancerígenas.
Cravo
Este tempero, subestimado por muitos, contém o eugenol como substância ativa. Seu uso vai além da cozinha: pasta de dente, sabão, cosméticos e perfumes podem levar o cravo como ingrediente.
Seu principal benefício para a saúde é a grande quantidade de anti-oxidante, que supera de longe qualquer outro tipo de tempero e possui mais de duas vezes a quantidade de anti-oxidante da pimenta-da-jamaica, seu “concorrente” mais próximo.
Que tal dar um sabor especial em sua comida? Lembre-se: antes de ir adiante, faça uma pequena experiência e veja se o tempero é do seu gosto. Se tiver dúvidas, converse com o nutricionista de sua equipe multidisciplinar!
Com informações do ObesityHelp.
Crédito da foto: Sara Marlowe (CC BY 2.0)