Será que a Cirurgia Bariátrica é capaz de reduzir o vício em comida? De acordo com uma pesquisa publicada no periódico científico Obesity, sim.
Apesar de ser considerada uma forma eficaz de tratar a obesidade e de diminuir a vontade de comer, ainda não está claro se a cirurgia bariátrica também é capaz de combater o vício em comida de pacientes diagnosticados com o problema antes da cirurgia.
Por isso um time de cientistas do Center for Human Nutrition e Atikins Center of Excellence in Obesity Medicine, da Washington University School of Medicine, reuniu 44 pacientes obesos, antes e após a cirurgia, para investigar o assunto. Dos participantes, 25 fizeram bypass gástrico, 11 bandas gástricas e oito gastrectomias verticais.
O vício em comida foi identificado em 14 dos 44 integrantes do estudo, 32% do total. Após a realização da cirurgia bariátrica, houve remissão do problema em 13 deles, ou 92% de quem foi diagnosticado com a doença. A média dos sintomas também foi reduzida em todos os pacientes.
A cirurgia bariátrica diminuiu o desejo por comida entre os diagnosticados com o vício e os que não tinham a doença. A redução foi maior nos que tinham a compulsão: após o procedimento a freqüência do anseio por comida diminuiu. Todos os tipos de alimentos foram afetados pela cirurgia, especialmente comidas ricas em amido.
“Os resultados demonstram que a perda de peso pode induzir a remissão do vício em comida, mesmo que os pacientes ainda sejam obesos. Os dados sugerem que o vício não causa a obesidade, mas é um fator de risco para ela. Estudos adicionais são necessários para determinar os mecanismos responsáveis pelo vício em comida e também se a presença desta compulsão influencia a eficácia da perda de peso proporcionada pela cirurgia bariátrica”, escreveram os autores.
Fonte: Bariatric News
Crédito da foto: ashley rose, via Compfight cc