Notícias Notícias Destaque

Evento aconteceu no sábado (2) em São Paulo (SP) com mais de 1.500 participantes

O 2º Encontro Nacional de Pacientes Bariátricos movimentou o cenário da medicina nacional no último sábado (2) na cidade de São Paulo (SP). Quase 2 mil pacientes bariátricos participaram nos formatos presencial e online. Além disso, jornalistas, médicos e profissionais da saúde tiveram a chance de aprender mais sobre o tratamento da obesidade e compartilhar experiências. O evento apresentou cases de sucesso, novas técnicas, as regras instituídas recentemente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), direitos dos pacientes e mitos e verdades sobre o tema.

O evento foi uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) e repetiu o sucesso da primeira edição com uma forte adesão digital. Foram mais de 3,3 milhões de interações online nos últimos dias, sendo 87% de pessoas que ainda não seguiam as redes da entidade.

A cirurgia bariátrica é o único tratamento seguro e realmente eficaz para obesidade grave, com menos de 1% de complicações. Proporciona perda de peso sustentada de 20% a 40%, melhora ou reverte doenças associadas e reduz a mortalidade. Em comparação com medicamentos injetáveis para emagrecimento e diabetes, que podem custar mais de R$45 mil por ano, a cirurgia é mais custo-efetiva e está disponível pelo SUS e planos de saúde, ampliando o acesso da população.

“Estamos programando o terceiro encontro e assim ficamos cada vez mais próximos dos pacientes. Precisamos falar com eles de forma clara, direta, porque é ele a razão de tudo isso existir. Tivemos um dia intenso de trabalho, com temas extremamente relevantes, no qual discutimos desde o medo da cirurgia até aspectos emocionais e nutricionais. Foi realmente um trabalho multidisciplinar, envolvendo saúde mental, nutrição, equipe médica, um verdadeiro combo de especialidades para lidar com uma doença que tem causas múltiplas”, explica o cirurgião bariátrico e presidente da SBCBM, Juliano Canavarros.

O presidente também adiantou que está no radar da instituição replicar o evento para diversos estados, ampliando a disseminação de informação sobre o tema.

O evento

O 2º Encontro Nacional de Pacientes Bariátricos iniciou pontualmente às 9h com o cirurgião bariátrico Márcio Cortez detalhando o porquê a cirurgia bariátrica é realmente a melhor escolha no tratamento da obesidade. Cortez também foi o anfitrião do evento.

“A gente encerra esse evento com a sensação clara de dever cumprido. Conseguimos abordar temas fundamentais, tanto para o preparo pré-operatório quanto para o acompanhamento após a cirurgia bariátrica. Discutimos mitos, verdades e informações equivocadas que circulam nas redes sociais, trazendo dados atualizados e confiáveis, inclusive sobre a nova resolução do Conselho Federal de Medicina. Tivemos ainda uma discussão jurídica muito rica, com orientações sobre os direitos dos pacientes, carência, portabilidade e autorização de planos de saúde”, diz Cortez.

Na sequência, o presidente da SBCBM, doutor Juliano Canavarros, recepcionou todos os presentes e enfatizou a importância do Encontro, que é o único realizado por uma sociedade médica dedicado a pacientes.

O primeiro bloco de palestras apresentou o tema “O que você precisa saber antes da cirurgia bariátrica”, com a presença dos médicos Juliano Canavarros, Felipe Rossi, Eduardo Bastos e Wilson Cantero.

Às 9h o tema foi “É realmente seguro fazer cirurgia bariátrica” com a cirurgiã bariátrica Anna Carolina Batista Dantas. Na sequência “A cirurgia bariátrica previne câncer” com o médico Álvaro Ferraz e “Quais outras doenças são tratadas com a cirurgia bariátrica?” com o doutor Marcos Leão. O cirurgião Luiz Berti apresentou às 9h45 na plenária “Como escolher seu cirurgião com segurança?”, logo em seguida um debate de meia hora sobre os assuntos previamente apresentados ocorreu entre participantes e palestrantes.

A Baristória – formato em vídeo no qual pacientes contam sua luta contra a obesidade e o motivo da cirurgia ter sido a melhor escolha – com o jovem paciente bariátrico Michel Atié foi apresentada pelo cirurgião Luiz Fernando Córdova. No fim da manhã, às 11h, iniciou-se o Bloco II do evento com a palestra “Como escrever a minha BARISTÓRIA: Conselho dos especialistas” com os médicos Antonio Valezi, Jose Sadowski, Marta Lima, Aida Franques e João Branco.

“A mastigação correta após a cirurgia” foi uma aula amparada por uma experiência prática na qual os presentes puderam aprender a morder uma maçã como deve ser a mastigação com o suporte da nutricionista Maria Paula Mileip.

Depois, o educador físico Marcos Moraes falou sobre “A importância dos exercícios físicos após a cirurgia”; a psicóloga Thais Costa abordou “Como enfrentar o medo de operar”; a nutróloga Carla Viegas versou sobre “Qual a melhor forma de repor vitaminas depois da cirurgia?” e a médica psiquiatra Caroline Amaral expôs “O papel do psiquiatra no pré e pós-operatório”.

A parte da tarde do Encontro iniciou com o bloco II abordando os “Mitos e Verdades” e contou com a participação dos médicos especialistas Carina Fernandes, Alexandre Elias, Diogo Pedroso, Caroline Amaral, Maria Paula Mileip e Renata Branco.

Após o término da palestra, foi exibido um vídeo da influenciadora Jojo Todynho produzido especialmente para o evento. Nele, Jojo explica sua escolha pela bariátrica e todo o seu processo de tratamento contra a obesidade.

O Bloco IV foi aberto com “Os avanços da cirurgia bariátrica e metabólica” com os médicos Fabio Almeida, Pedro Bertevello, Wilson de Freitas Junior e Marta Lima.

O cirurgião bariátrico Ricardo Cohen abordou a “Nova definição de obesidade” e o também cirurgião bariátrico Luiz Fernando Córdova detalhou a nova resolução do Conselho Federal de Medicina. Ao final da tarde, o presidente da SBCBM, Juliano Canavarros, retornou ao palco para detalhar o custo/benefício da cirurgia bariátrica, seguido de uma discussão sobre o tema. O aplicativo Barilife foi apresentado pelo médico Isaac Walker de Abreu.

O Bloco V teve como mote o “paciente bariátrico conhece seus direitos?” e o médico Fabio Viegas explicou “Barreiras na realização da cirurgia bariátrica”.

Finalizando o dia de Encontro, uma mesa redonda sobre os direitos dos pacientes com os médicos Fabio Viegas, Denis Pajecki, Rene Berindoague Neto, Hercio Cunha, Afonso Sallet, Michel Bispo e Sérgio Gerab.

O encerramento foi realizado pelo presidente da SBCBM, coroando um dia repleto de muita informação e troca de experiências. Para quem tiver interesse em saber mais sobre o Encontro, ele estará disponível no youtube da SBCBM em breve. Acesse https://www.youtube.com/@SBCBMOficial 

To top